quarta-feira, 27 de março de 2013

9ª AULA: Templo e Testes de Superfícies

9ª AULA | 20 de Março de 2013

Nesta aula realizámos um Templo em três dimensões no AutoCad realizámos ainda vários Testes de Superfícies.

TEMPLO



















Resumo dos comandos utilizados:

1. BOX cria paralelepípedos. BOX - 0,0 - l - 5 - 3 - 0.17.

2. XLINE forma linha infinitas horizontais e verticais. 
XLINE - v - ponto (0,0,0) (linha vermelha)
XLINE - h - ponto (0,0,0) (linha amarela)

3. OFFSET  realiza paralelismo entre objectos. 
OFFSET - 1.5 - seleccionar linha vermelha
OFFSET - 0.5 -  seleccionar linha amrela

4. ERASE apagar as duas primeiras linhas feitas.

5. BOX - seleccionar ponto de intersecção - l - 2 - 2 - 0.17.

6. MOVE mover as segundas linha para o ponto inferior esquerdo do segundo paralelepípedo.

7. OFFSET - 0.15 - seleccionar ambas as linhas movidas.

8. CYLINDER  - seleccionar o ponto de intersecção das novas linhas - raio 0.15 - altura 3.

9. ERASE apagar todas as linha auxiliares.

10. LINE - seleccionar centro da face superior do cilindro - @0,0,0.15.

11. SPHERE criar esfera com centro no ponto superior da nova recta - raio de 0.15.

12. LINE fazer a diagonal da face superior do segundo paralelepípedo com aparece na imagem a cima.

13. ARRAY - seleccionar esfera e cilindro - POLAR - Centro de Rotação é o midpoint da diagonal - i - 4 - enter.

14. ERASE apagar diagonal.

15. LINE - seleccionar ponto inferior esquerdo do segundo paralelepípedo - @0,0,3.3.

16. BOX - seleccionar o ponto superior da nova recta - c - 2. Cria-se neste caso um cubo.

17.  UCS mudar a origem do referencial.
UCS - 3p - seleccionar três pontos do cubo pela seguinte ordem: (1.5,0.5,3.64) - (3.5,2.5,3.64) - (1.5,0.5,5.64).

18. CIRCLE criar um círculo com centro no novo referencial e raio 2. 
Criar outro círculo com centro no ponto (3.5,2.5,3.64) e raio 2.

19. ERASE apagar a linha criada no ponto 15.

20. UCS - enter - enter. Faz com que o referencial volte ao lugar de origem.

21. SLICE realiza cortes em objectos. 
SLICE - seleccionar o cubo - 3p - seleccionar dois pontos de uma face - seleccionar o ponto de intersecção dos dois círculos - seleccionar um ponto da face ao lado da primeira.

22. ERASE apagar as circunferências.

21. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.


TESTES DE SUPERFÍCIES

  1. HÉLICE










Resumo dos comandos utilizados:

1. HÉLIX permite a criação e edição de formas helicoidais complexas. 
HÉLIX - 0,0 - 5 - 5 - 20.

2. ROTATE permite rodar objectos segundo um eixo.
ROTATE - seleccionar a hélice - 0,0 - r - 0,0 - seleccionar a extremidade inferior da hélice - seleccionar qualquer ponto da linha do x. Ortho tem de estar ligada.

3. UCS desloca o referencial xyz, mudando a charneira de rotação.
UCS - x - 90º.

4. CIRCLE - 0,0 - raio 1.

5. SWEEP permite aplicar um perfil a entidades, tais como Helix, Polyline, Line, Arc, entre outras. SWEEP - seleccionar a circunferência - enter - seleccionar a hélice - enter.

6. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície. 


 2. COPO










Resumo dos comandos utilizados:

1. CIRCLE circulo com centro num sítio qualquer - raio 5.

2. COPY - seleccionar a circunferência - seleccionar qualquer ponto da circunferência - @0,0,20.

3. COPY - seleccionar a 1ª circunferência - seleccionar qualquer ponto dessa circunferência - @0,0,8.

4. COPY - seleccionar a 1ª circunferência - seleccionar qualquer ponto dessa circunferência - @0,0,10.

5. COPY - seleccionar a 1ª circunferência - seleccionar qualquer ponto dessa circunferência - @0,0,12.

6. PROPRETIES permite alterar as propriedades dos objectos. Mudar o diâmetro da segunda circunferência para 4.

7. PROPRETIES permite alterar as propriedades dos objectos. Mudar o diâmetro da quarta circunferência para 8.

8. LOFT permite criar sólidos ou superfícies a partir de várias secções.
LOFT - seleccionar os círculos por ordem (penúltima e última imagem) ou seleccionar os três primeiros e depois o último (antepenúltima imagem).

9. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.  

Sem comentários:

Enviar um comentário