sexta-feira, 1 de março de 2013

3ª AULA: Dado

3ª AULA | 27 de Fevereiro de 2013

Como previsto, nesta terceira aula terminámos a construção do Dado em 3D no AutoCad.




Resumo dos restantes comandos utilizados:

7. VPORTS cria diferentes janelas de visualização possibilitando a visualização simultânea de várias áreas do desenho. Nesta caso seleccionamos as seguintes opções: Standart Viewports: Four Left, Setpup, 3D.

8. UCS permite rodar o sistema de eixos coordenados facilitando a construção da malha das pintas. Para isso optamos por fazer: UCS - N - X - 90.

9. XLINE - OFFSET como referido anteriormente cria linhas verticais e horizontais paralelas entre si com uma distância de 2.5 de unidade.

10. SHPERE criação de esferas com uma 1 unidade de raio, sendo o centro o ponto de intersecção entre as linhas horizontais e verticais. Neste caso desenhamos a face com 5 pintas.

11. COPY copiamos duas das 5 pintas de modo a realizar a face de 2 pintas (oposta à-de 5). Seguidamente seleccionamos um vértice da face de 5 pintas e outro da face de 2.

12. ALIGN define três pontos de origem e de destino e realiza a rotação das pintas anteriormente criadas para as faces laterais. Temos de anteriormente ao ALIGN efectuar a COPY das pintas necessária (4 ou 3 que são duas últimas faces).

13. UNION permite unir todas as esferas. UNION - ALL (selecciona tudo) - R (para desseleccionar o cubo).

14. SUBTRACT subtrai, neste caso, as superficies esféricas da superfície cúbica. SUBTRACT - seleccionar cubo - seleccionar esferas - enter.

15. FILLET arredonda as arestas e vértices do cubo. FILLET - R(o raio a marcar é 0.3) - Seleccionar cubo e esferas - enter.

16. SHADE faz com que o objecto fique com uma imagem mais realistas, uma vez que cria sobras na sua superfície. 

Sem comentários:

Enviar um comentário