3ª AULA | 27 de Fevereiro de 2013
Como previsto, nesta terceira aula terminámos a construção do Dado em 3D no AutoCad.
Resumo dos restantes comandos utilizados:
7. VPORTS cria diferentes janelas de visualização possibilitando a visualização simultânea de várias áreas do desenho. Nesta caso seleccionamos as seguintes opções: Standart Viewports: Four Left, Setpup, 3D.
8. UCS permite rodar o sistema de eixos coordenados facilitando a construção da malha das pintas. Para isso optamos por fazer: UCS - N - X - 90.
9. XLINE - OFFSET como referido anteriormente cria linhas verticais e horizontais paralelas entre si com uma distância de 2.5 de unidade.
10. SHPERE criação de esferas com uma 1 unidade de raio, sendo o centro o ponto de intersecção entre as linhas horizontais e verticais. Neste caso desenhamos a face com 5 pintas.
11. COPY copiamos duas das 5 pintas de modo a realizar a face de 2 pintas (oposta à-de 5). Seguidamente seleccionamos um vértice da face de 5 pintas e outro da face de 2.
12. ALIGN define três pontos de origem e de destino e realiza a rotação das pintas anteriormente criadas para as faces laterais. Temos de anteriormente ao ALIGN efectuar a COPY das pintas necessária (4 ou 3 que são duas últimas faces).
13. UNION permite unir todas as esferas. UNION - ALL (selecciona tudo) - R (para desseleccionar o cubo).
14. SUBTRACT subtrai, neste caso, as superficies esféricas da superfície cúbica. SUBTRACT - seleccionar cubo - seleccionar esferas - enter.
15. FILLET arredonda as arestas e vértices do cubo. FILLET - R(o raio a marcar é 0.3) - Seleccionar cubo e esferas - enter.
16. SHADE faz com que o objecto fique com uma imagem mais realistas, uma vez que cria sobras na sua superfície.
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