sábado, 16 de março de 2013

8ª AULA: Superfícies Cónicas

8ª AULA | 15 de Março de 2013

Nesta aula continuámos com a exploração de Superfícies Cónicas. Realizámos então: Hiperbolóide_1F, Hiperbolóide_2F, Hiperbolóide_H, Parábola_P, Hiperbolóide_r, e Corno_de_Vaca.

Mais uma vez para cada Superfície foi criada uma respectiva LAYER.

HIPERBOLÓIDE_1F









Trabalhamos na LAYER intitulada Hiperbolóide_1F e mantemos a da Hipérbole também ligada. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).

1. EXPLODE - seleccionar as Hipérboles - enter.

2. LINE criar uma linha vertical (eixo) que ligue os dois pontos médios das Hipérboles.

3. LINE criar uma linha perpendicular ao eixo desenhado, a partir do ponto médio do mesmo.

4. REVSURF - seleccionar a Hipérbole superior - seleccionar a perpendicular desenhada - primeiro ângulo é 0º - segundo ângulo é 360º.

5. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície. 


HIPERBOLÓIDE_2F






Trabalhamos na LAYER intitulada Hiperbolóide_2F e mantemos a da Hipérbole também ligada. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).

1. LINE criar uma linha vertical (eixo) que ligue os dois pontos médios das Hipérboles.

2. REVSURF seleccionar a Hipérbole superior - seleccionar o eixo desenhado - primeiro ângulo 0º - segundo ângulo 360º.  

3. REVSURF seleccionar a Hipérbole inferior - seleccionar o eixo desenhado - primeiro ângulo 0º - segundo ângulo 360º.  

4. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície. 


HIPERBOLÓIDE_H























Trabalhamos na LAYER intitulada Hiperbolóide_H. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).

1. RECTANGLE - 0,0 - 3,2.

2. COPY - seleccionar o rectângulo - seleccionar qualquer ponto do rectângulo - @0,0,1.

3. LINE unir os vértices dos dois rectângulos criando as geratrizes de uma paralelepípedo.

4. ERASE apagar os dois rectângulos.

5. COPY copiar as geratrizes duas vezes para o lado direito.

6. SURFTAB1 - 10.

7. SURFTAB2 - 10.

8. EDGESURF - seleccionar as geratrizes da primeira figura por ordem.

9. RULESURF - seleccionar na segunda figura uma geratriz e depois a oposta dessa.

10. RULESURF - seleccionar  na terceira figura as geratrizes opostas às seleccionadas no passo anterior.

11. MOVE mover a malha da terceira figura para a segunda.

12. DIVIDE dividir as quatro geratrizes da terceira figura em 10.

13. PDMODE controla como os pontos são exibidos. Neste caso PDMODE - 34.

14. OSNAP ligar apenas o NODE.

15. LINE ligar cada NODE ao seu correspondente.


PARÁBOLA_P




Trabalhamos na LAYER intitulada Parábola_P e mantemos a da Hiperbolóide_H também ligada. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).

1. OSNAP ligar a INTERSECTION.

2. SPLINE ligar as várias intersecções da malha da terceira figura.


HIPERBOLÓIDE_R












Trabalhamos na LAYER intitulada Hiperbolóide_R. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).

1. CIRCLE - 0,0 - raio 5.

2. CIRCLE - 0,0,5 - raio 1.

3. COPY - seleccionar círculo grande - seleccionar qualquer ponto do círculo - @0,0,15

5. MOVE - seleccionar terceiro círculo - seleccionar qualquer ponto deste círculo - @0,0,-5.

6. LINE - seleccionar ponto NEAR do círculo inferior - seleccionar ponto TAN do círculo do meio (geratriz).

7. EXTENDE - seleccionar o círculo superior - seleccionar a geratriz feita.

8. LINE - 0,0 - 0,10 (eixo).

9. SURFTAB1 - 20.

10. SURFTAB2 - 20.

11. RULESURF cria uma superfície delimitada entre duas entidades. 
RULESURF - seleccionar a geratriz - seleccionar o eixo - enter.

12. ARRAY - seleccionar a geratriz - polar - 180 items - center point é (0,0,10) - 360º.

13. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.


CORNO_DE_VACA










Trabalhamos na LAYER intitulada Corno_de_Vaca. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).

1. UCS - x - 90.

2. CIRCLE - 0,0 - raio 3.

3. UCS - y - 30.

4. CIRCLE - 0,0 - raio 2.

5. UCS - enter - enter.

6. MOVE - seleccionar círculo pequeno - seleccionar qualquer ponto deste círculo - @0,15,0.

7. UCS - x - 90.

8. LINE faz uma linha de diametro seleccionando dois quadrantes na mesma direcção, neste caso no sentido de x.

9. TRIM - seleccionar a linha - seleccionar a parte de baixo dos dois círculos.

10. SURFTAB1 - 17.

11. RULESURF - seleccionar os dois semi-círculos.

12. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.

Sem comentários:

Enviar um comentário