Nesta aula continuámos com a exploração de Superfícies Cónicas. Realizámos então: Hiperbolóide_1F, Hiperbolóide_2F, Hiperbolóide_H, Parábola_P, Hiperbolóide_r, e Corno_de_Vaca.
Mais uma vez para cada Superfície foi criada uma respectiva LAYER.
HIPERBOLÓIDE_1F
Trabalhamos na LAYER intitulada Hiperbolóide_1F e mantemos a da Hipérbole também ligada. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).
1. EXPLODE - seleccionar as Hipérboles - enter.
2. LINE criar uma linha vertical (eixo) que ligue os dois pontos médios das Hipérboles.
3. LINE criar uma linha perpendicular ao eixo desenhado, a partir do ponto médio do mesmo.
4. REVSURF - seleccionar a Hipérbole superior - seleccionar a perpendicular desenhada - primeiro ângulo é 0º - segundo ângulo é 360º.
5. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
HIPERBOLÓIDE_2F
Trabalhamos na LAYER intitulada Hiperbolóide_2F e mantemos a da Hipérbole também ligada. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).
1. LINE criar uma linha vertical (eixo) que ligue os dois pontos médios das Hipérboles.
2. REVSURF seleccionar a Hipérbole superior - seleccionar o eixo desenhado - primeiro ângulo 0º - segundo ângulo 360º.
3. REVSURF seleccionar a Hipérbole inferior - seleccionar o eixo desenhado - primeiro ângulo 0º - segundo ângulo 360º.
4. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
HIPERBOLÓIDE_H
Trabalhamos na LAYER intitulada Hiperbolóide_H. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).
1. RECTANGLE - 0,0 - 3,2.
2. COPY - seleccionar o rectângulo - seleccionar qualquer ponto do rectângulo - @0,0,1.
3. LINE unir os vértices dos dois rectângulos criando as geratrizes de uma paralelepípedo.
4. ERASE apagar os dois rectângulos.
5. COPY copiar as geratrizes duas vezes para o lado direito.
6. SURFTAB1 - 10.
7. SURFTAB2 - 10.
8. EDGESURF - seleccionar as geratrizes da primeira figura por ordem.
9. RULESURF - seleccionar na segunda figura uma geratriz e depois a oposta dessa.
10. RULESURF - seleccionar na terceira figura as geratrizes opostas às seleccionadas no passo anterior.
11. MOVE mover a malha da terceira figura para a segunda.
12. DIVIDE dividir as quatro geratrizes da terceira figura em 10.
13. PDMODE controla como os pontos são exibidos. Neste caso PDMODE - 34.
14. OSNAP ligar apenas o NODE.
15. LINE ligar cada NODE ao seu correspondente.
PARÁBOLA_P
Trabalhamos na LAYER intitulada Parábola_P e mantemos a da Hiperbolóide_H também ligada. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).
1. OSNAP ligar a INTERSECTION.
2. SPLINE ligar as várias intersecções da malha da terceira figura.
HIPERBOLÓIDE_R
Trabalhamos na LAYER intitulada Hiperbolóide_R. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).
1. CIRCLE - 0,0 - raio 5.
2. CIRCLE - 0,0,5 - raio 1.
3. COPY - seleccionar círculo grande - seleccionar qualquer ponto do círculo - @0,0,15
5. MOVE - seleccionar terceiro círculo - seleccionar qualquer ponto deste círculo - @0,0,-5.
6. LINE - seleccionar ponto NEAR do círculo inferior - seleccionar ponto TAN do círculo do meio (geratriz).
7. EXTENDE - seleccionar o círculo superior - seleccionar a geratriz feita.
8. LINE - 0,0 - 0,10 (eixo).
9. SURFTAB1 - 20.
10. SURFTAB2 - 20.
11. RULESURF cria uma superfície delimitada entre duas entidades.
RULESURF - seleccionar a geratriz - seleccionar o eixo - enter.
12. ARRAY - seleccionar a geratriz - polar - 180 items - center point é (0,0,10) - 360º.
13. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
CORNO_DE_VACA
Trabalhamos na LAYER intitulada Corno_de_Vaca. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).
1. UCS - x - 90.
2. CIRCLE - 0,0 - raio 3.
3. UCS - y - 30.
4. CIRCLE - 0,0 - raio 2.
5. UCS - enter - enter.
6. MOVE - seleccionar círculo pequeno - seleccionar qualquer ponto deste círculo - @0,15,0.
7. UCS - x - 90.
8. LINE faz uma linha de diametro seleccionando dois quadrantes na mesma direcção, neste caso no sentido de x.
9. TRIM - seleccionar a linha - seleccionar a parte de baixo dos dois círculos.
10. SURFTAB1 - 17.
11. RULESURF - seleccionar os dois semi-círculos.
12. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
Sem comentários:
Enviar um comentário