sábado, 2 de março de 2013

4ª AULA: Sólidos Platónicos

4ª AULA | 1 de Março de 2013

Nesta aula começámos a explorar os Sólidos Platónicos. Realizámos a construção de um Cubo e de um Tetraedro em três dimensões no AutoCad.

CUBO












Resumo dos comandos utilizados:

1. 3DFACE faz com que figuras desenhadas sejam entendidas como um plano. Neste caso especificam-se 4 pontos (0,0 ; 1,0 ; 1,1 ; 0,1) dando origem a um plano quadrangular.

2. COPY e/ou MIRROR fazemos a cópia ou o espelho das restantes faces do cubo.

3. VP faz com seja possível ver o objecto do ponto de vista do observador. De seguida indica-se: XAXIS: 310 e XYPLANE: 30. 
Para quem tem MacBook: VP - as coordenadas 1,1,1. Depois novamente VP - 1,-1,1.

4. UCS desloca o referencial xyz, mudando a charneira de rotação. UCS - Y - 90 (passando y a ser a charneira).

5. ROTATE roda as faces montando o cubo. 
Primeiro: ROTATE - selecção ponto base (0,0,0) - -90º. 
Segundo: ROTATE - selecção ponto base (0,0,1) - -90º.
Terceiro: ROTATE - selecção ponto base (0,1,0) - 90º

6. UCS - X - 90 

7. ROTATE - selecção ponto base (0,0,0) - -90º
    ROTATE - selecção ponto base (1,0,0) - 90º

8. UCS - enter - enter o referencial volta ao normal

9. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.


TETRAEDRO













Resumo dos comando utilizados:

1. POLYGON defini polígonos. Neste caso será um triângulo: POLYGON - 3 - e - 0,0 - 1,0

2. 3DFACE faz com que o triângulo seja entendido como um plano. Seleccionam-se os três pontos do triângulo.

3. SHADE verifica se o segundo triângulo é entendido como tridimensional.

4. SHADEMODE - 2D desativa o comando SHADE.

5. ERASE - ALL - R (remove) - LAST - enter - enter apaga o triângulo inicial (não tridimensional).

6. MIRROR e COPY fazemos o espelho e cópia do triângulo de forma a planificar o tetraedro.

7. UCS desloca o referencial xyz, mudando a charneira de rotação. UCS - 3 - (0.25,0.43,0) - (0.5,0.866,0) - @0,0,100

8. CIRCLE circulo de raio (0.25,0.43,0) - (0.5,0.866,0)

9. UCS - enter - enter faz com que o referencial volte ao normal

10. VPORTS cria diferentes janelas de visualização possibilitando a visualização simultânea de várias áreas do desenho. Neste caso seleccionamos as seguintes opções: Standart Viewpoints: Four Left, Setup; 3D 

11. UCS - 3 - (0.5,0,0) - (0,0.866,0) - @0,0,100

12. CIRCLE circulo de raio (0.5,0,0) - (0,0.866,0)

13. ALIGN definir três pontos de origem e de destino e proceder à translação do triângulo que passará a ser uma das faces laterais do Tetraedro. Um dos pontos de destino deverá ser a intersecção dos dois círculos.

14. ERASE - ALL - REMOVE apagar as linhas auxiliares à construção do Tetraedro.  

15. ARRAYCLASSIC define as restantes faces do Tetraedro. Seleccionamos o triângulo já levantado, depois POLAR ARRAY, seleccionamos o vértice de maior cota e TOTAL NUMBER OF ITEMS é 3.

16. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície. 

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