Nesta aula começámos a explorar os Sólidos Platónicos. Realizámos a construção de um Cubo e de um Tetraedro em três dimensões no AutoCad.
CUBO
1. 3DFACE faz com que figuras desenhadas sejam entendidas como um plano. Neste caso especificam-se 4 pontos (0,0 ; 1,0 ; 1,1 ; 0,1) dando origem a um plano quadrangular.
2. COPY e/ou MIRROR fazemos a cópia ou o espelho das restantes faces do cubo.
3. VP faz com seja possível ver o objecto do ponto de vista do observador. De seguida indica-se: XAXIS: 310 e XYPLANE: 30.
Para quem tem MacBook: VP - as coordenadas 1,1,1. Depois novamente VP - 1,-1,1.
4. UCS desloca o referencial xyz, mudando a charneira de rotação. UCS - Y - 90 (passando y a ser a charneira).
5. ROTATE roda as faces montando o cubo.
Primeiro: ROTATE - selecção ponto base (0,0,0) - -90º.
Segundo: ROTATE - selecção ponto base (0,0,1) - -90º.
Terceiro: ROTATE - selecção ponto base (0,1,0) - 90º
6. UCS - X - 90
7. ROTATE - selecção ponto base (0,0,0) - -90º
ROTATE - selecção ponto base (1,0,0) - 90º
8. UCS - enter - enter o referencial volta ao normal
9. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
TETRAEDRO
Resumo dos comando utilizados:
1. POLYGON defini polígonos. Neste caso será um triângulo: POLYGON - 3 - e - 0,0 - 1,0
2. 3DFACE faz com que o triângulo seja entendido como um plano. Seleccionam-se os três pontos do triângulo.
3. SHADE verifica se o segundo triângulo é entendido como tridimensional.
4. SHADEMODE - 2D desativa o comando SHADE.
5. ERASE - ALL - R (remove) - LAST - enter - enter apaga o triângulo inicial (não tridimensional).
6. MIRROR e COPY fazemos o espelho e cópia do triângulo de forma a planificar o tetraedro.
7. UCS desloca o referencial xyz, mudando a charneira de rotação. UCS - 3 - (0.25,0.43,0) - (0.5,0.866,0) - @0,0,100
8. CIRCLE circulo de raio (0.25,0.43,0) - (0.5,0.866,0)
9. UCS - enter - enter faz com que o referencial volte ao normal
10. VPORTS cria diferentes janelas de visualização possibilitando a visualização simultânea de várias áreas do desenho. Neste caso seleccionamos as seguintes opções: Standart Viewpoints: Four Left, Setup; 3D
11. UCS - 3 - (0.5,0,0) - (0,0.866,0) - @0,0,100
12. CIRCLE circulo de raio (0.5,0,0) - (0,0.866,0)
13. ALIGN definir três pontos de origem e de destino e proceder à translação do triângulo que passará a ser uma das faces laterais do Tetraedro. Um dos pontos de destino deverá ser a intersecção dos dois círculos.
14. ERASE - ALL - REMOVE apagar as linhas auxiliares à construção do Tetraedro.
15. ARRAYCLASSIC define as restantes faces do Tetraedro. Seleccionamos o triângulo já levantado, depois POLAR ARRAY, seleccionamos o vértice de maior cota e TOTAL NUMBER OF ITEMS é 3.
16. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
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