sábado, 9 de março de 2013

5ª AULA: Sólidos Platónicos

5ª AULA | 6 de Março de 2013

Nesta aula continuámos a exploração dos Sólidos Platónicos, realizando a construção de um Dodecaedro em três dimensões no AutoCad.

DODECAEDRO




















Resumo dos comandos utilizados:

1. POLYGON define polígonos. Neste caso será um pentágono: PLOYGON - 5 - e - 0,0 - 1,0

2. 3DFACE faz com que o pentágono seja entendido como tridimensional. Seleccionam-se os pontos pela seguinte ordem: (0,0,0) - (1,0,0) - i - (1.309 , 0.95 , 0) - (-0.309 , 0.95 , 0) - (0.5 ,  1.53 , 0)

3. ERASE - seleccionar com o rectângulo vermelho e da dir. para a esq. - enter - r - seleccionar como o rectângulo da esq. para a dir. (atenção para não seleccionar o último vértice) - enter.

4. MIRROR realizamos o espelho da face de modo a criar mais duas.

5. LINE - (1.8 , -0.58 , 0) - PER - picar na aresta dos pontos (1,0,0) - (1.309 , 0.95 , 0) cria uma linha perpendicular a esta aresta.

6. UCS desloca o referencial xyz, mudando a charneira de rotação. 
UCS - 3p - ponto de menor abcissa da perpendicular - ponto em comum da perpendicular e pentágono - @0,0,100.

7. CIRCLE circulo com centro no novo referencial e raio do referencial ao ponto comum da perpendicular e pentágono.

8. UCS - enter - enter faz com que o referencial volte ao normal.

9. LINE - (1.309 , -0.95 , 0) - PER - picar na aresta dos pontos (0,0,0) - (1,0,0)

10. UCS - 3p - ponto de maior abcissa da nova perpendicular - ponto em comum da nova perpendicular e pentágono - @0,0,100.

11. CIRCLE circulo com centro no novo referencial e raio do referencial ao ponto comum da segunda perpendicular e pentágono

12. UCS - enter - enter

13. ALIGN definir três pontos de origem e de destino e proceder à translação da face mais à direita (dois pontos que pertencem ao pentágono mais à direita e ao de afastamento todo positivo). Um dos pontos de destino deverá ser a intersecção dos dois círculos (deverá ser o destino do ponto de maior afastamento do pentágono mais à direita).

14. CIRCLE - 3p - seleccionamos três pontos do primeiro pentágono desenhado.

15. ERASE apagamos as linhas auxiliares à construção do Dodecaedro.

16. ARRAYCLASSIC define as restantes faces do Dodecaedro. Seleccionamos o pentágono já levantado, depois POLAR ARRAY, seleccionamos o vértice de maior cota e TOTAL NUMBER OF ITEMS é 5.

17. COPY copiamos a metade do Dodecaedro já feita.

18. ALIGN juntamos as duas metades, fazendo corresponder três pontos de uma a outros três pontos da outra.

19. VPORTS cria diferentes janelas de visualização possibilitando a visualização simultânea de várias áreas do desenho. Neste caso seleccionamos as seguintes opções: Standart Viewpoints: Four Left, Setup; 3D 

20. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície. 

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