Nesta aula iniciámos a exploração de Superfícies Cónicas. Realizámos as seguintes superfícies: Circunferência, Elipse, Hipérbole, Parábola, Tórica, Esférica, Parabólica e Elipsóide.
1. CONE construir um cone com centro no ponto 0,0 - raio 5 - altura 10
2. VPORTS cria diferentes janelas de visualização possibilitando a visualização simultânea de várias áreas do desenho. Neste caso seleccionamos as seguintes opções: Standart Viewpoints: Four Left, Setup; 3D.
3. UCS - x - 90
4. MIRROR realizamos o espelho do cone. MIRROR - seleccionar cone - seleccionar o vértice do cone - seleccionar outro ponto qualquer na direcção de x (Ortho tem de estar ligado).
5. UCS desloca o referencial xyz, mudando a charneira de rotação.
UCS - x - 90º.
6. Criar quatro LAYERS com os seguintes nomes: Circunferência, Elipse, Hipérbole e Parábola. ( a partir deste passo passamos a trabalhar na LAYER que corresponde ao que estamos a fazer)
CIRCUNFERÊNCIA
7. SECTION permite fazer secções em sólidos. Neste caso será um círculo.
SECTION - seleccionar o cone inferior - xy - 0,0,5 - enter.
ELIPSE
8. UCS - x - 30º
9. SECTION - seleccionar o cone inferior - xy - 0,0,4 - enter.
10. UCS - enter - enter.
PARÁBOLA
11. UCS - 3p - um ponto da geratriz - outro ponto da mesma geratriz - 3º qualquer ponto da perpendicular (Ortho tem de estar ligado).
12. SECTION - seleccionar o cone inferior - xy - 0,0,-3 - enter.
13. UCS - enter - enter.
HIPÉRBOLE
14. SECTION - seleccionar os dois cones - zy - 0,-1,0 - enter.
TÓRICA
Trabalhamos na LAYER intitulada Tórica e mantemos a da Circunferência também ligada. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).
1. EXPLODE - seleccionar a circunferência - enter
2. LINE faz uma linha de diametro seleccionando dois quadrantes na mesma direcção, neste caso no sentido de x.
3. COPY - seleccionar a linha feita - seleccionar qualquer ponto dessa linha - @0,5,0 - enter - enter.
4. SURFTAB1 cria uma malha da superfície realizada. Neste caso será SURFTAB1 - 20.
5. SURFTAB2 cria também uma malha da superfície realizada, sendo a direcção desta oposta à da SURFTAB1. Neste caso será SURFTAB2 - 20.
6. REVSURF permite construir superfícies de revolução.
REVSURF - seleccionar a circunferência - seleccionar a 2ª linha - primeiro ângulo é 0º - segundo ângulo é 360º.
7. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
ESFÉRICA
Trabalhamos na LAYER intitulada Esférica e mantemos ainda a da Circunferência também ligada. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).
1. LINE faz uma linha de diametro seleccionando dois quadrantes na mesma direcção, neste caso no sentido de y.
2. TRIM corta partes de elementos a partir de limites estabelecidos.
TRIM - seleccionar a linha - seleccionar a parte esquerda da circunferência - enter.
3. REVSURF - seleccionar a semi-circunferência - seleccionar a linha - primeiro ângulo é 0º - segundo ângulo é 360º.
4. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
PARABÓLICA
Trabalhamos na LAYER intitulada Parabólica e mantemos a da Parábola também ligada. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).
1. EXPLODE - seleccionar a Parábola - enter.
2. LINE criar uma linha vertical que ligue os dois pontos médios da Parábola.
3. TRIM - seleccionar a linha feita - seleccionar o lado superior esquerdo da Parábola
4. REVSURF - seleccionar o lado direito da Parábola - seleccionar a linha - primeiro ângulo é 0º - segundo ângulo é 360º.
5. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
ELIPSÓIDE
Trabalhamos na LAYER intitulada ELIPSÓIDE e mantemos a da Elipse também ligada. (Aplicamos FREEZE a todas as outras LAYERS).
1. EXPLODE - seleccionar a Elipse - enter.
2. LINE fazer uma linha seleccionando dois quadrantes na mesma direcção, neste caso no sentido de y.
3. TRIM - seleccionar a linha feita - seleccionar o lado direito da Elipse.
4. REVSURF - seleccionar o lado direito da Elipse - seleccionar a linha - primeiro ângulo é 0º - segundo ângulo é 360º.
5. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
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