Nesta aula começámos a realizar uma pequena animação de uma porta com os respectivos puxadores. Iniciámos este exercício com a construção da porta e dos puxadores e posteriormente realizamos a animação. Este exercício contribuiu ainda para começarmos a perceber melhor o funcionamento do 3D STUDIO MAX. Como não foi possível terminar o exercício na aula, este será retomado e terminado na aula seguinte.
PORTA E PUXADOR
Criar a Porta
Seleccionar a TOP VEW - CREATE - GEOMETRY - BOX - KEYBOARD ENTRY ( length: 50 , width: 900 , height: 2100) - ZOOM EXTEND ALL
Criar Puxadores
Seleccionar a FRONT VIEW - CREATE - SHAPES - CIRCLE - KEYBOARD ENTRY (X: -410 , Y: 900 , Z: 25 , raio: 25)
Seleccionar TOP VIEW - CREATE - SHAPES - LINE - KEYBOARD ENTRY (X: -410, Y: -25, Z: 900) - ADD POINT; manter X e Z e alterar Y: -75 - ENTER - ADD POINT; manter Y e Z e alterar X:-310 - ENTER - ADD POINT - FINISH.
Seleccionar TOP VIEW - seleccionar a linha criada - CREATE - GEOMETRY - COMPOUND OBJECTS - LOFT - GET SHAPE - seleccionar PERSPECTIVE VIEW - seleccionar a Circunferência.
Seleccionar o Puxador - MODIFY - alterar o nome para Puxador - LOFT - DEFORMATIONS - SCALE - INSERT CORNER POINT (inserir 3 pontos na linha).
De seguida alteramos as definições dos pontos: (a contar da esquerda) 2º Ponto 5/100 ; 3º Ponto 10/20 ; 4º Ponto 60/20 e clicar com o botão direito neste ponto - BEZIER SMOOTH (para que a ligação entre pontos seja em curva) ; seleccionar 5º Ponto com o botão direito - BEZIER CORNER.
Agora alteramos o tamanho da linha inicial
SELECT BY NAME - seleccionar LINE001 - MODIFY - VERTEX - 3º Ponto (a contar da esquerda) - MOVE - mudar o X para: -300.
Seleccionar TOP VIEW - seleccionar o Puxador - MIRROR - COPY - Y - OFFSET 119 (se não tiver mesmo coincidente pode-se alterar como o MOVE).
Criar Animação
TIME CONFIGURATIONS - seleccionar PAL - END TIME: 99 - ENTER - OK.
Seleccionar a Porta - GRAPH EDITORS - TRACK VIEW CURVE EDITOR - Z Rotation - ADD KEYS (adicionar 3 pontos) - 1ºponto 12-0º , 2ºponto 49-90º , 3ºponto 77-0º.
Seleccionar PERSPECTIVE VIEW - seleccionar MAXIMIZE VIEWPORT TOGGLE - WIREFRAME - Hierarchy - Affect Pivot Only - clicar com o botão direito Snaps Toggle - tirar o Grid e seleccionar o Pivot e Vertex - MOVE - Seleccionar o Pivot e arrastar até ao vértice do canto inferior direito (este último passo faz com que o eixo de rotação da porta seja uma das suas arestas verticais)
A animação da porta será concluída na próxima aula.
Sem comentários:
Enviar um comentário