quarta-feira, 3 de abril de 2013

11ª AULA: Esclarecimento de Dúvidas e Introdução ao 3D Studio Max

11ª AULA | 3 de Abril de 2013


Esta aula foi maioritariamente dedicada a esclarecimentos de dúvidas relacionadas com o novo exercício proposto: a realização de uma cadeira em 3D no AutoCad. Foram assim explicados comandos que nos auxiliaram na construção da cadeira. No final da aula realizámos ainda uma pequena introdução sobre o 3D Studio Max.

EXEMPLO CADEIRA ZIG-ZAG



















Resumo dos comandos utilizados:

1. BOX - 0,0 - L(length) - 400 - 400 - 800. Criamos assim um paralelepípedo.

2. VP - 1, -1, 1 (Mac) ou VP - 310 - 30 (Windows). Mudamos assim a perspectiva da vista do paralelepípedo.

3. UCS muda a origem do referêncial. 
UCS - seleccionar o ponto 400,0,0 - seleccionar o ponto 400,400,0 - seleccionar o ponto 400,0,800.

4. PL criamos uma poli linha. 
PL - seleccionar os seguintes pontos por ordem: 400,0,0 - 400,400,0 - 400,0,200 -400,400,200 - 400,400,800.

5. OFFSET - 25 - seleccionar a poli linha. Executar um offset para cima e outro para baixo.

6. PL realizar outra poli linha. Neste caso é a que aparece a amarelo na imagem. Seleccionar os pontos como aparece na imagem.

7. EXTRUDE - seleccionar linha amarela - -400.

8. ERASE apagar a Box.

9. PEDDIT altera as definições das poli linhas. 
PEDDIT - seleccionar a linha vermelha mais à direita - d - spline.

10. UCS - enter - enter.

11. CIRCLE criar um círculo com centro na extremidade superior da linha alterada e com diâmetro 25 unidades de medida.

12. EXTRUDE - seleccionar o círculo - p (path) - seleccionar linha vermelha.

13. LINE realizar a diagonal do assento da cadeira (linha verde).

14. CIRCLE criar um círculo com centro no midpoint da diagonal e raio 100.

15. EXTRUDE - seleccionar o circulo - altura 100.

16. MOVE - seleccionar o cilindro - seleccionar qualquer ponto do cilindro - 50 para baixo.

17. ERASE apagar a linha diagonal.

18. SUBTRACT - seleccionar a cadeira - enter - seleccionar cilindro e cadeira - enter.

19. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície. 

CILINDROS











Resumo dos comandos utilizados:

1. UCS - x - 90.

2. CIRCLE com centro num sitio qualquer e raio 100.

3. EXTRUDE - seleccionar o círculo - 500.

4. UCS - p (preview).

5. CIRCLE com centro no quadrante inferior do circulo de menor afastamento e raio 100.

6. EXTRUDE - seleccionar o novo circulo - 500.

7. SUBTRACT - seleccionar o primeiro cilindro - enter - seleccionar o primeiro e segundo cilindro - enter.

8. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície. 

CORTINAS











Para este exercício utilizamos o ficheiro com o exercício do Templo.

Resumo dos comandos utilizados:

1. LINE seleccionar centro da circunferência esquerda da frente - seleccionar centro da circunferência direita da frente.

2. CIRCLE criar um circulo com centro na esfera esquerda da frente e com raio 0.15.

3. CIRCLE criar um circulo com centro na esfera direita da frente e com raio 0.15.

4. TRIM seleccionar as duas circunferências criadas - enter - seleccionar a extremidade esquerda e depois a direita da linha inicial.

5. ERASE apagar os dois circulos.

6. ARC permite criar arcos.
ARC - seleccionar o ponto de intersecção entre a linha e a esfera esquerda - e - seleccionar o ponto de intersecção da linha com a esfera direita - a (angle) - 180º.

7. MOVE - seleccionar o arco - seleccionar qualquer ponto do arco - @0,0,-3.15.

8. RULESURF - seleccionar o arco e a linha.

9. MIRROR - seleccionar a cortina - seleccionar os pontos médios da base do templo - enter.

10. SCALE - all - enter - 0,0 - 1000.

11. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície. 

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