Esta aula foi maioritariamente dedicada a esclarecimentos de dúvidas relacionadas com o novo exercício proposto: a realização de uma cadeira em 3D no AutoCad. Foram assim explicados comandos que nos auxiliaram na construção da cadeira. No final da aula realizámos ainda uma pequena introdução sobre o 3D Studio Max.
EXEMPLO CADEIRA ZIG-ZAG
Resumo dos comandos utilizados:
1. BOX - 0,0 - L(length) - 400 - 400 - 800. Criamos assim um paralelepípedo.
2. VP - 1, -1, 1 (Mac) ou VP - 310 - 30 (Windows). Mudamos assim a perspectiva da vista do paralelepípedo.
3. UCS muda a origem do referêncial.
UCS - seleccionar o ponto 400,0,0 - seleccionar o ponto 400,400,0 - seleccionar o ponto 400,0,800.
4. PL criamos uma poli linha.
PL - seleccionar os seguintes pontos por ordem: 400,0,0 - 400,400,0 - 400,0,200 -400,400,200 - 400,400,800.
5. OFFSET - 25 - seleccionar a poli linha. Executar um offset para cima e outro para baixo.
6. PL realizar outra poli linha. Neste caso é a que aparece a amarelo na imagem. Seleccionar os pontos como aparece na imagem.
7. EXTRUDE - seleccionar linha amarela - -400.
8. ERASE apagar a Box.
9. PEDDIT altera as definições das poli linhas.
PEDDIT - seleccionar a linha vermelha mais à direita - d - spline.
10. UCS - enter - enter.
11. CIRCLE criar um círculo com centro na extremidade superior da linha alterada e com diâmetro 25 unidades de medida.
12. EXTRUDE - seleccionar o círculo - p (path) - seleccionar linha vermelha.
13. LINE realizar a diagonal do assento da cadeira (linha verde).
14. CIRCLE criar um círculo com centro no midpoint da diagonal e raio 100.
15. EXTRUDE - seleccionar o circulo - altura 100.
16. MOVE - seleccionar o cilindro - seleccionar qualquer ponto do cilindro - 50 para baixo.
17. ERASE apagar a linha diagonal.
18. SUBTRACT - seleccionar a cadeira - enter - seleccionar cilindro e cadeira - enter.
19. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
CILINDROS
Resumo dos comandos utilizados:
1. UCS - x - 90.
2. CIRCLE com centro num sitio qualquer e raio 100.
3. EXTRUDE - seleccionar o círculo - 500.
4. UCS - p (preview).
5. CIRCLE com centro no quadrante inferior do circulo de menor afastamento e raio 100.
6. EXTRUDE - seleccionar o novo circulo - 500.
7. SUBTRACT - seleccionar o primeiro cilindro - enter - seleccionar o primeiro e segundo cilindro - enter.
8. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
CORTINAS
Para este exercício utilizamos o ficheiro com o exercício do Templo.
Resumo dos comandos utilizados:
1. LINE seleccionar centro da circunferência esquerda da frente - seleccionar centro da circunferência direita da frente.
2. CIRCLE criar um circulo com centro na esfera esquerda da frente e com raio 0.15.
3. CIRCLE criar um circulo com centro na esfera direita da frente e com raio 0.15.
4. TRIM seleccionar as duas circunferências criadas - enter - seleccionar a extremidade esquerda e depois a direita da linha inicial.
5. ERASE apagar os dois circulos.
6. ARC permite criar arcos.
ARC - seleccionar o ponto de intersecção entre a linha e a esfera esquerda - e - seleccionar o ponto de intersecção da linha com a esfera direita - a (angle) - 180º.
7. MOVE - seleccionar o arco - seleccionar qualquer ponto do arco - @0,0,-3.15.
8. RULESURF - seleccionar o arco e a linha.
9. MIRROR - seleccionar a cortina - seleccionar os pontos médios da base do templo - enter.
10. SCALE - all - enter - 0,0 - 1000.
11. SHADE faz com que o objecto fique mais realista, uma vez que cria sombras na sua superfície.
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