domingo, 12 de maio de 2013

21ª AULA: Colocação de Texto e Animações

21ª AULA | 10 de Maio de 2013

Nesta aula aprendemos a introduzir Texto e inúmeros comandos que nos auxiliaram na realização de uma Animação.

Texto

Seleccionar FRONT VIEW - CREATE - SHAPES - TEXT - primeiro criamos um com o nosso Nome (Ines) e depois criamos outro com o nosso Apelido (Delgado). Cada objecto deve ser intitulado com o respectivo nome.




Agora criamos uma linha que será o PATH para os nomes se tornarem 3D:

seleccionar TOP VIEW - CREATE - SHAPES - LINE - SNPAS TOGGLE - botão direito no mesmo - seleccionar GRID POINT - fazer a linha em qualquer sitio da TOP VIEW com 2 quadrados de grelha (deve ser feita na vertical e não horizontal).

Para fazer o 3D:

seleccionar Ines na PERSPECTIVE VIEW - CREATE - GEOMETRY - COMPOUD OBJECTS - LOFT - GET PATH - seleccionar a linha desenhada. 
Fazer o mesmo para o Delgado. 
Quando fazemos os LOFT's mudamos o nome deste para Ines3D e Delgado3D respectivamente.




Seleccionar TOP VIEW - CREATE - CAMERAS - TARGET.
Para colocarmos a câmara no sítio certo fazemos seleccionar LEFT VIEW - MOVE - selccionar CAMERA.



Para vermos a vista da câmara seleccionamos a PERSPECTIVE VIEW - C - enter.


Para escondermos as Layers Ines e Delgado seleccionamos DISPLAY - HIDE BY CATEGORY - SHAPES.

Para colocar a câmara no sitio mais adequado temos de alterar as suas definições:
seleccionar a Camera - MODIFY - STOCK LENSES - 20mm - seleccionar PERSPECTIVE VIEW - C - enter.



Seleccionar TOP VIEW - LIGHTS - STANDART - TARGET SPOT (seleccionar um ponto qualquer do canto inferior direito da vista e arrastamos até meio dos nomes. 


Para colocar a luz no sitio cetro:
seleccionar luz - MODIFY - SPOTLIGHT PARAMETERS - 45/90



Seleccionar DISPLAY - HIDE BY CATEGORY - SHAPES (para aparecerem outra vez).

seleccionar TOP VIEW - CREATE - SHAPES - LINE (fazer uma linha do comprimento total dos nomes).

SELECT BY NAME - Spot 001 - MOTION - TRAJECTORIES - END TIME: 99 - CONVERT FROM - seleccionar linha feita anteriormente.




TIME CONFIGURATION - PAL - FRAME COUNT: 100 - RE-SCALE TIME - OK

Seleccionar o Delgado3D - GRAPH EDITORS - CURVE EDITOR - EXTENDED PARAMETERS - OPACITY - ADD KEYS: 0/100 ; 50/0. 



Seleccionar o Ines3D - GRAPH EDITORS - CURVE EDITOR - EXTENDED PARAMETERS - OPACITY - ADD KEYS: 50/0 ; 99/100. 



Agora fazemos o primeiro Render do exercício.
RENDER SETUP - ACTIVE TIME SEGMENT - VIEW: PERSPECTIVE - RENDER.





Agora vamos aplicar as alterações necessárias para que a animação fique boa, para isso aumentamos a intensidade da luz.

SELECT AND LINK - Spot 001 - GRAPH EDITORS - CURVE EDITOR - OBJECT - MULTIPLIER - ADD KEYS: 0/1 ; 99/3.

No meu caso decidi também mudar o tipo de letra devido ao erro que ocorria com a letra "E".






Procedemos agora ao segundo Render.
RENDER SETUP - ACTIVE TIME SEGMENT - VIEW: PERSPECTIVE - RENDER.



Vamos agora fazer as últimas alterações e aplicar mais um efeito.

Seleccionar Ines3D - GRAPH EDITORS - CURVE EDITOR - EXTENDED PARAMETERS - OPACITY - priemiro ponto 49/100.




Seleccionar Ines3D - GRAPH EDITORS - CURVE EDITOR - EXTENDED PARAMETERS - OPACITY - segundo ponto 51/100.



Por fim, ainda fizemos com que o apelido fizesse um arco: 
seleccionar Delgado3D - MODIFY - MODIFIER LIST - BEND  - BEND AXIS X
GRAPH EDITORS - CURVE EDITOR - MODIFIED OBJECT - BEND - ANGLE - ADD KEYS:  50/0 ; 99/100




Último Render

Sem comentários:

Enviar um comentário